Palavras homônimas: classificação e exemplos de como elas mudam o sentido de uma mensagem

Texto escrito por Octávio Augusto (Colaborador)

A gramática brasileira é caracterizada pela complexidade. Uma palavrinha pode ter significados diferentes. O vocabulário abrange várias regras de pontuação e acentuação. Em outros casos, há palavras que são ditas com a mesma pronúncia numa comunicação falada. No entanto, ao redigir uma mensagem de chat informal nas redes sociais, um e-mail de trabalho ou uma prova de redação do vestibular, a grafia pode ou não ser diferente. É o caso das palavras homônimas que são classificadas em: a) homônimas homógrafas; b) homônimas homófonas; c) homônimas perfeitas. 

No primeiro caso, as palavras têm a mesma escrita, mas pronúncia diferente.
Ex¹: - Paulo denuncia o tráfico de drogas na região da Bacia Amazônica há pelo menos três meses
Ex² - A denúncia de Paulo sobre o esquema de tráfico de drogas dura pelo menos três meses

A palavra “denuncia” é um verbo, ou seja, o ato de denunciar que existe o tráfico de drogas na região da Bacia Amazônica há pelo menos três meses. Na segunda frase, o vocábulo “denúncia” tem o sentido acionar os serviços das entidades responsáveis pela segurança social. A dita “denúncia” pode ser um boletim de ocorrência ou uma ligação anônima.

No segundo, a pronúncia é idêntica, porém com diferente escrita.
Ex¹: - Vinícius acendeu a lâmpada para ler o livro antes de dormir.
Ex² - Carolina ascendeu na empresa em que trabalha e agora assume um cargo de liderança.

A palavra “acendeu”, na primeira frase, tem o sentido de iluminar um local. Já na última frase, a semântica de “ascendeu” é de subir, conquistar um degrau, avançar na carreira.

Por fim, no último caso, as palavras têm a mesma escrita e pronúncia. Podem pertencer a diferentes classes gramaticais (verbo, substantivo, advérbio...)
Ex¹: Eu caminho durante trinta minutos para manter a forma.
Ex²: O caminho para o sucesso é longo e requer muita paciência.

Na primeira frase, o vocábulo “caminho” significa uma prática corriqueira de quem realiza o ato a fim de se manter em boas condições físicas; no segundo, emite a ideia de uma distância a ser percorrida até o alcance dos objetivos.

Esses exemplos são extremamente comuns em nosso cotidiano e tem grande importância dentro de um texto, fique atento!

Comentários

Postagens mais visitadas